top of page
474319.jpg

FORMANDO UMA NOVA OPERAÇÃO

​O Conselho de Segurança determina a implantação de uma nova operação de paz da ONU.

Consulta inicial

À medida que um conflito se desenvolve, piora ou se aproxima da resolução, a ONU é frequentemente envolvida em várias consultas para determinar a melhor resposta da comunidade internacional. Essas consultas provavelmente envolveriam:

  • Todos os atores relevantes das Nações Unidas

  • O potencial governo anfitrião e as partes no terreno

  • Estados-Membros, incluindo Estados que possam contribuir com tropas e polícia para uma operação de paz

  • Organizações regionais e outras organizações intergovernamentais

  • Outros parceiros externos importantes relevantes

Durante esta fase inicial, o Secretário-Geral da ONU pode solicitar uma avaliação estratégica para identificar todas as opções possíveis para o envolvimento da ONU.

Avaliação técnica de campo

Assim que as condições de segurança o permitem, o Secretariado geralmente envia uma missão de avaliação técnica ao país ou território onde está prevista a implantação de uma operação de paz da ONU. A missão de avaliação analisa e avalia a situação geral de segurança, política, militar, humanitária e de direitos humanos no terreno e suas implicações para uma possível operação. Com base nas conclusões e recomendações da missão de avaliação, o Secretário-Geral da ONU emitirá um relatório ao  Conselho de Segurança . Este relatório apresentará opções para o estabelecimento de uma operação de paz conforme apropriado, incluindo seu tamanho e recursos. O relatório também incluirá  implicações financeiras e declaração de custos estimados preliminares.

Resolução do Conselho de Segurança

Se o Conselho de Segurança determinar que a implantação de uma operação de paz da ONU é o passo mais apropriado a ser dado, ele irá autorizar formalmente isso por meio da adoção de uma resolução. A resolução define o mandato e o tamanho da operação e detalha as tarefas que ela será responsável por executar. O orçamento e os recursos estão então sujeitos à   aprovação da Assembleia Geral .

Nomeação de altos funcionários

O Secretário-Geral normalmente nomeia um Chefe de Missão (geralmente um Representante Especial) para dirigir a operação de manutenção da paz. O Chefe da Missão reporta-se ao Subsecretário-Geral para as Operações de Paz na Sede da ONU.

O secretário-geral também nomeia o comandante da força e o comissário de polícia de uma operação de paz e o pessoal civil sênior. O  Departamento de Operações de Paz (DPO)  e o  Departamento de Apoio Operacional (DOS)  são então responsáveis ​​pelo pessoal dos componentes civis de uma operação de paz.

Planejamento 

Enquanto isso, o Chefe de Missão, DPO e DOS lideram o planejamento dos aspectos políticos, militares, operacionais e de apoio (isto é, logística e administração) da operação de paz. A fase de planejamento geralmente envolve o estabelecimento de um grupo de trabalho conjunto baseado na Sede ou uma força-tarefa de missão integrada, com a participação de todos os departamentos, fundos e programas relevantes da ONU.

Implantação

A implantação de uma operação prossegue então o mais rápido possível, levando em consideração as condições de segurança e políticas no terreno. Geralmente começa com uma equipe avançada para estabelecer a sede da missão e leva a um aumento gradual para abranger todos os componentes e regiões, conforme exigido pelo mandato.

Quem fornece pacificadores?

A ONU não tem exército permanente ou força policial própria, e os  Estados-Membros  são solicitados a contribuir com o pessoal militar e policial necessário para cada operação. As forças de paz usam o uniforme de seus países e são identificadas como forças de paz da ONU apenas por um capacete ou boina azul da ONU e um distintivo. O pessoal civil das operações de paz são funcionários públicos internacionais,  recrutados e destacados  pelo Secretariado da ONU.

Reporte ao Conselho de Segurança

O Secretário-Geral fornecerá então relatórios regulares ao Conselho de Segurança sobre a implementação do mandato da missão. O Conselho de Segurança revisa esses relatórios e briefings e renova e ajusta o mandato da missão, conforme necessário, até que as missões sejam concluídas ou encerradas.

bottom of page